quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os benefícios das atividades físicas ao indivíduo diabético

    Os benefícios da atividade física são muitos, sendo tanto de caráter fisiológico, psicológico quanto de caráter social. Dos benefícios fisiológicos, pode-se citar que em curto prazo a atividade física permite estabilizar a quantidade de glicose no sangue, estimulando ao mesmo tempo as quantidades de adrenalina e noradrenalina e também proporcionando uma melhora no sono e, em longo prazo, uma melhora na função cardiovascular, no tônus muscular, na flexibilidade, procurando preservar e restabelecer a mobilidade das articulações no equilíbrio, na coordenação motora e na velocidade do movimento.
    Dos benefícios psicológicos, pode-se destacar em curto prazo que proporciona ao indivíduo praticante um relaxamento e conseqüentemente uma diminuição do estresse e da ansiedade, auxiliando na melhora do humor dos indivíduos praticantes, e em longo prazo verificou-se um bem estar geral, acarretando melhora na saúde mental e auxiliando inclusive no tratamento da depressão.
    Dos benefícios sociais, em curto prazo, pode-se mencionar a socialização e a integração desses indivíduos a grupos sociais, e em longo prazo, por essa socialização a formação de novas amizades e companheirismos, além da ampliação das relações sociais.
    Os resultados benéficos da prática da atividade física por indivíduos diabéticos são muitos, os quais podem ser observados em diversos estudos. Esses benefícios são reconhecidos desde 1935, quando se afirmou que o exercício físico tende a promover a redução das taxas glicêmicas dos diabéticos, daqueles indivíduos em que em seus organismos há uma adequada quantidade de insulina, seja de origem endógena ou exógena. Esse efeito é tão importante que o exercício é colocado com lugar definido e proeminente no tratamento diário do diabetes.
    Estilos de vida ativo podem contribuir para retardar o momento em que o corpo sucumbe à fragilidade física e à doença, e como conseqüência direta ocorrerá uma diminuição significativa dos custos com a saúde, ou seja, diminuirão os gastos com a aquisição de medicamentos a serem distribuídos para a população. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário